Consultoria de Segurança do Trabalho

Consultoria e terceirização de serviços de segurança do trabalho

Consultoria de Segurança do Trabalho

As empresas precisam ter uma série de documentos de segurança do trabalho para garantir a saúde e a segurança de seus trabalhadores e estar em conformidade com as normas regulamentadoras. Abaixo, estão alguns dos principais documentos que as empresas devem ter: 

 

  1. Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT): documento que avalia as condições ambientais de trabalho e identifica os agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho, necessários para fins de aposentadoria especial. 

  2. Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): documento que identifica e avalia os riscos associados às atividades da empresa e estabelece medidas para prevenir e controlar esses riscos. 

  3. Programa de Prevenção de Acidentes (PPA): documento que tem como objetivo estabelecer medidas de prevenção de acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores. 

  4. Análise de Riscos: documento que avalia e identifica os riscos associados a uma determinada atividade ou processo, com o objetivo de estabelecer medidas de prevenção e controle. 

  5. Elaboração de prontuário de NR 20. 

  6. Ficha de EPI (Equipamento de Proteção Individual): documento que registra a entrega de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores, incluindo o tipo de EPI, data de entrega e nome do trabalhador. 

  7. Treinamentos em Segurança do Trabalho: os registros de treinamentos realizados pelos trabalhadores em segurança do trabalho, como NR 35, NR 33, NR 10, NR 20, entre outras. 

 

A lista acima não é exaustiva e outras documentações podem ser necessárias, dependendo das atividades desenvolvidas pela empresa e das normas regulamentadoras aplicáveis. É importante que as empresas tenham todos os documentos exigidos atualizados e em conformidade com as normas regulamentadoras, para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e evitar prejuízos financeiros decorrentes de acidentes ou de não cumprimento das normas regulamentadoras.